Oeiras recebe homenagem pelos 300 anos na Câmara dos Deputados, em Brasília

por Sueli Rodrigues publicado 03/09/2017 21h18, última modificação 03/09/2017 21h18
Solicitada pelo deputado federal Assis Carvalho, a sessão solene aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães e reuniu diversas personalidades políticas

Completando 300 anos, o município de Oeiras e o povo oeirense foram homenageados na manhã desta terça-feira, 29, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Solicitada pelo deputado federal Assis Carvalho, a sessão solene aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães e reuniu diversas personalidades políticas, entre elas: o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, vereador José Alberto; o governador Wellington Dias, o prefeito de Oeiras, José Raimundo; os senadores Ciro Nogueira e Regina Sousa; os deputados federais Mainha, Silas Freire e Marcelo Castro; deputados estaduais Bessah e Mauro Tapety; e o secretário da Cultura do Piauí, Fábio Novo.

A sessão solene foi um espaço de visibilidade nacional para reverência à história e à cultura da primeira capital do Estado e cidade mais antiga do Piauí. Além disso, o evento divulgou a participação de Oeiras na luta pela Independência do Brasil. A velha capital teve participação decisiva, com a adesão à emancipação em 24 de janeiro de 1823, desafiando a Coroa Portuguesa que havia destacado para a Província do Piauí o experiente Major João José da Cunha Fidié a fim de garantir a fidelidade do norte brasileiro a Portugal.

O governador Wellington Dias lembrou da importância histórica e da cidade e de seu papel enquanto importante palco da autonomia política estadual e nacional. “Quando a gente lembra a história do Brasil, quais as cidades mais antigas, lembramos de Salvador, Olinda, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão. Oeiras há 300 anos já tinha ocupação, e recebeu a condição de cidade, uma das mais antiga do Brasil. Foi ali onde se consolidou a independência do Brasil, a independência do norte do Brasil. Ali quando se derrotou o Major Fidié para que o grito de Dom Pedro Primeiro pudesse segurar essa parte do Brasil, aqui do Ceará, Piauí, Maranhão e a região da Amazônia”, rememorou o governador.

O prefeito José Raimundo destacou as ações programadas pela Prefeitura Municipal e Governo do Estado para celebrar o tricentenário de Oeiras ao logo de todo o ano de 2017. “Para esse ano comemorativo, pensamos em promover ações em parceria com o Governo do Estado do Piauí e juntamente com o governador, criamos através das secretarias de cultura do estado e do município, um vasto calendário de eventos culturais que está acontecendo desde janeiro”, discursou o prefeito.

“Quero aqui dizer a todos os presentes que, o que comemoramos mesmo ao logo desse ano, é o que Oeiras tem de melhor: O seu povo! A sua gente! Quem vive e convive com a cidade no seu cotidiano. Quem produz na zona rural com todas as adversidades, quem está nas escolas educando nossas crianças e conseguiram elevar o IDEB da nossa rede municipal, ficando abaixo somente da capital Teresina. Nossos artistas e historiadores que contam e recontam essa história secular tornando-a viva”, acrescentou José Raimundo.

A sessão foi encerrada com a participação do grupo Bandolins Mirins de Oeiras, que encantaram os presentes tocando o instrumento típico da cultura musical oeirense.