Festival de Cultura de Oeiras reafirma sucesso em sua décima edição

por rogerio — publicado 17/11/2015 10h04, última modificação 17/11/2015 10h04

Com múltiplas linguagens artísticas, foi realizado com sucesso na cidade de Oeiras a décima edição do Festival de Cultura, que este ano homenageou o professor e fotografo Gerado Helcias.  O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro e levou à Praça de Eventos um público bastante expressivo.

Com uma vasta programação, o festival contou com shows de renomados músicos nacionais, como Geraldo Azevedo, que se apresentou na noite de sexta-feira (13) e Vander Lee, que subiu ao palco no sábado (14). Além dessas atrações, o evento contou também com atrações regionais e locais, como as bandas oeirenses Ciclo 5 e Gibão de Griff.

 

Outra linguagem exposta no Festival de Cultura deste ano foi a dança, com a apresentação do grupo Duo de Dança (Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento). Durante os dois dias de evento ocorreram também lançamentos de livros e outras apresentações culturais.

 

Dentro da programação cultural foi disponibilizada a Oficina “A Fotografia como Fonte Documental – Conservação e Preservação de Acervos Fotográficos”, que foi ministrada pela professora Marli Marcondes, doutoranda em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é especialista em conservação de acervos fotográficos do Centro de Memória – Unicamp – (IPHAN). Em parceria com a Universidade Estadual do Piauí – UESPI, várias atividades foram desenvolvidas, dando ainda mais qualidade ao evento.

 

Durante o X Festival de Cultura foram disponibilizadas três exposições fotográficas. A primeira delas foi “Uma vida em retratos” (Ano Cultural Prof. Gerardo Helcias – in memoriam), que na ocasião de sua reabertura teve a apresentação de solo instrumental com Maurício Damasceno no Museu de Arte Sacra – MAS. A outra exposição aberta ao público foi “Olhares da Fé”, que expôs imagens da religiosidade oeirense durante a Semana Santa. O espaço foi organizado por professores e alunos do IFPI/Oeiras e está ainda à disposição do público na parte térrea do Museu de Artes Sacras. A terceira exposição, “Lendas Piauienses”, ficou aberta à visitação no Solar das 12 Janelas durante todo o evento.

 

Para o Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, a realização desse evento reafirma a importância cultural do município, potencializando suas manifestações artísticas e culturais. Segundo ele, o Festival de Cultura é a culminância de todas a atividades culturais realizadas durante o ano.

 

“Em parceria com entidades produtoras de cultura e ligadas a movimentos de preservação da história e memória da cidade, a prefeitura realizou um grande evento. Ficamos felizes por contribuir diretamente para a manutenção das nossas tradições e nossa vocação para a cultura. Oeiras e nosso povo está de parabéns”, pontuou Lukano Sá.

 

Confira a galeria de imagens:

 

Fonte: ASCOM